O Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra tem patente uma exposição de postais antigos da Figueira da Foz, alguns dos quais datados de finais do século XIX.
É inaugurada hoje, dia 6 de agosto, pelas 15:00.
Segundo a organização «trata-se de uma oportunidade única para viajar no tempo e perceber como evoluiu, ao longo de mais de 100 anos, aquela que desde muito cedo foi considerada a “Rainha das Praias de Portugal”.»
A partir do espólio epistolográfico do Doutor Mário Mendes dos Remédios de Sousa Brandão, doado à Santa Casa, pode-se recuar ao passado e admirar a Figueira da Foz de tempos idos.
Estes postais mostram facetas muitas vezes desconhecidas do Castelo Engenheiro Silva, da Esplanada Silva Guimarães, do Forte de Santa Catarina, das docas com os seus bacalhoeiros de quatro mastros, do Teatro-Circo Saraiva de Carvalho e do Casino Peninsular, das principais avenidas e da ponte de ferro sobre o Mondego, desenhada pela oficina de Gustave Eiffel.
Os postais que agora se expõem são importantes testemunhos históricos da Figueira da Foz, da sua vida social e cultural, desde os finais do século XIX até meados do século XX, que importa conhecer.
A exposição, estará patente ao público até finais do mês de agosto, e pode ser vista no Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, no Colégio da Sapiência, Rua de Sobre Ribas, 49, na Alta de Coimbra, tendo entrada livre.