A Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações dos Correios de Macau vai lançar, no dia 13 de outubro de 2023, a emissão filatélica “Centenário do Nascimento de Henrique de Senna Fernandes”. Henrique de Senna Fernandes (15 de outubro de 1923 – 4 de outubro de 2010), ilustre escritor e advogado de Macau,de uma família macaense com uma história de mais de 200 anos, tinha ascendência portuguesa, goesa e chinesa.
Foi estudante em Coimbra, tendo tirado o curso de Direito.
Henrique de Senna Fernandes, distinguiu-se na criação literária. Enquanto estudante universitário, ganhou o “Prémio de Literatura da Universidade de Coimbra” com o conto “A-Chan, a Tancareira”. Ao longo dos anos, o Instituto Cultural publicou vários livros seus, tendo alguns sido adaptados ao cinema. Escreveu também inúmeros artigos, alguns dos quais sobre filmes de Macau, que foram compilados no livro “Cinema em Macau - Desde o Início do Século XX até à Década de 30”.
Henrique de Senna Fernandes, culto e respeitado, recebeu durante a sua vida inúmeras distinções. Profundamente humanista, generoso e fraterno, é uma figura emblemática da cultura local. As suas obras constituem um importante património cultural de Macau. Dedicou-se à investigação e contribuiu para o desenvolvimento cultural de Macau.
Esta emissão filatélica é composta por um conjunto de 2 selos e 1 bloco. Segundo a entidade emissora: "o conceito do design é apresentar, por meio de selos, Henrique de Senna Fernandes em diferentes idades, utilizando imagens emblemáticas de três fases da sua vida: juventude, meia-idade e velhice, para retratar a sua vida."
A emissão “Centenário do Nascimento de Henrique de Senna Fernandes” inclui os seguintes produtos filatélicos:
200.000 selos da taxa de 2,50 patacas
200.000 selos da taxa de 4,00 patacas
200.000 blocos filatélicos da taxa de 14,00 patacas
e ainda: FDC, FDC/B e Pagela
O selo de 2,50 mostra imagem do autor nos tempos de estudante, vestido com fato académico, com a Torre da Universidade de Coimbra e Via Latina ao fundo. Refira-se que é o primeiro selo que conhecemos onde retrata um estudante de Coimbra com traje académico.
De acordo com os Correios de Macau, o preço desta série é o seguinte: conjunto de 2 selos - 6,50 patacas; sobrescrito de 1.º dia com selos (FDC) - 12,50 patacas; sobrescrito de 1.º dia com bloco (FDC/B) - 20,00 patacas; pagela com selos - 13,50 patacas; e pagela com bloco - 21,00 patacas.
O design da presente emissão filatélica é da autoria de Victor Hugo Marreiros, e o texto da pagela da responsabilidade do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.
Este é o 9.º tema emitido em 2023 pela entidade emissora.
Sobre Coimbra, numa entrevista na revista Rua Larga refere-se: «quando foi estudar, Henrique conheceu Coimbra. Foram tempos duros. Queria ter seguido Medicina mas rebentou a Guerra e Henrique já não embarcou para a Universidade. Entretanto passaram 4 ou 5 anos e como queria tirar um curso optou por Direito. Formou-se com 10 valores. “Sofri muito durante aqueles anos, não era o curso que eu queria, nunca pensei que seria tão difícil”, diz enquanto aponta para o diploma na parede com ar de indiferença.»
Relembra-se que o autor foi ainda homenageado na emissão de Macau: Escritores da Lusofonia, lançada a 09/10/2012.