segunda-feira, 1 de março de 2010

Exposição: "Portugal e a Europa: Uma História contada através dos Selos Portugueses"


Exposição: "Portugal e a Europa: Uma História contada através dos Selos Portugueses"

A exposição “Portugal e a Europa: uma história contada através dos selos” pretende sensibilizar o público mais jovem para a questão do processo de integração de Portugal no seio das Comunidades Europeias e, mais amplamente, despertar os jovens para a cidadania europeia.
Neste sentido, é também objectivo desta exposição promover e facilitar a leccionação destes conteúdos curriculares alusivos à participação de Portugal no projecto europeu através da filatelia.
Os selos postais bem como toda a imensidão de afinidades dos selos e que constituem o mundo fascinante da filatelia (carimbos de primeiro dia, carimbos comemorativos, flâmulas, inteiros postais, etc.) são fiéis e férteis representações de múltiplas temáticas e, também, da europeia. Tomando como exemplo os selos postais portugueses, encontramos plasmados em toda a iconografia os momentos capitais da relação de Portugal com as instituições e as questões europeias mais relevantes. Os selos, para além de servirem de taxa para que as cartas possam circular, são profundos embaixadores da tradição e da cultura.
Importa ainda sublinhar, como bem diz, Maria Manuela Tavares Ribeiro “a imagem, concebida como um documento (…) pode destinar-se a cumprir objectivos de aprendizagem e a participar na construção do saber”
in Catálogo da exposição (apresentação)

3 a 19 de Março (CIEDA - Aveiro)
data a confirmar ( Escola EB2/3 de São Pedro do Sul )
13 de Maio (Escola EB2/3 de Vil de Soito )
...

Organização Centro de Informação Europe Direct de Aveiro - CIEDA
Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20.
Apoios Escola Profissional de Aveiro
CTT – Correios de Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário