O TEUC, Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, surge em 1938 e comemora este ano o seu 75º aniversário, sendo o grupo de teatro universitário mais antigo da Europa em actividade contínua.
Foi feita uma co-criação do TEUC e Joana Providência, coreógrafa contemporânea de renome nacional e internacional, com assistência coreográfica de Leonor Barata. Nesta produção, inspirados pelas obras do pintor norte-americano Edward Hopper, e nas palavras de Paul Auster n' O Caderno Vermelho, 7 actores do TEUC lançam-se na descoberta do seu caminho através do movimento.
De onde vêm e para onde vão aquelas pessoas? O que lhes terá acontecido? O que recordam? Terão alguma vez amado, sentir-se-ão amadas?
Este projecto desenvolve-se em torno do universo do pintor Edward Hopper cujas obras, habitadas por uma mistura de realismo e estranheza, parecem captar um antes e um depois sem que se perceba exactamente o quê. Há uma suspensão instantânea, quase fotográfica, do ritmo quotidiano que assim surge rodeado de segredos e nos cria uma sensação de incompletude.
Em Hopper há um “voyeurismo” frio, um distanciamento, uma quase ausência de voluptuosidade. Motivou-nos este sentimento de interioridade e de silêncio, onde a luz cria espaço, e o espaço é percorrido pela luz, criando um território mental de contemplação. É neste contexto que procurámos desenvolver os materiais. O trabalho de interpretação assentou sobretudo num corpo físico, na construção de partituras de movimento, e no desenvolvimento de ideias de composição coreográfica. A palavra surge só pontualmente e acontece através de duas pequenas histórias retiradas do “Caderno Vermelho” de Paul Auster.
Joana Providência, Fevereiro 2013
projecto H
4 a 7 de Abril de 2013
quinta a sábado às 21.30h | domingo às 16h e às 21.30h
Teatro da Cerca de São Bernardo
informações e reservas
Sem comentários:
Enviar um comentário