sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Emissões filatélicas de 2014

Os 8 séculos da Língua Portuguesa, os quarenta anos do 25 de abril, os 400 anos da publicação da obra “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto, assim como os 500 anos da Embaixada ao Papa Leão X de D. Manuel I, são alguns dos acontecimentos que irão dar corpo a emissões filatélicas de 2014.

Do plano provisório já apresentado aqui, existem algumas alterações.

A emissão-base, que é aquela que tem uma maior tiragem, irá em 2014 ser dedicada aos desportos radicais. Esta emissão que será em selos pré-gomados terá como temáticas o surf, btt, canoagem, parapente e skate.

Para este ano está também prevista uma nova série de Vultos da História e da Cultura nacionais. Serão homengeados o mestre gravador e pintor João Hogan, o poeta e matemático Joaquim Namorado, o poeta e pintor António da Costa, o matemático Sebastião e Silva, assim como a pintora modernista Maria Keil.

Os CTT irão igualmente dar continuação à temática A Rota das Catedrais, que terminará este ano o percurso por todas as catedrais nacionais. As Tapeçarias de Portalegre, assim como as Coleções do Instituto de Investigação Cientifica e Tropical, que procuram dar a conhecer o património do IICT, terão a sua primeira série este ano, sendo posteriormente continuadas. Os Jardins de Portugal e Grandes Prémios de Arquitectura Portuguesas, serão também outras das temáticas previstas no plano filatélico de 2014.

Haverá ainda espaço para a evocação dos 120 anos dos nascimento da poetisa Florbela Espanca ou os 500 anos do nascimento de D. Frei Bartolomeu dos Mártires. O Campeonato do Mundo de Futebol 2014, assim como o Ano Internacional da Cristalografia ou os Patrimimónios Portugueses Mundiais da UNESCO através da cidade de Elvas ou da Universidade de Coimbra, serão igualmente transpostas para vários selos.

As emissões 150 Anos do Instituto Geofísico de Coimbra, os 500 Anos do Nascimento de Andreas Vesalius, os 800 Anos do Notariado em Portugal, Aviões que os Açores Conhecem, 500 Anos da Diocese do Funchal, Europa (dedicada ao tema Instrumentos Musicais tradicionais/nacionais) e Correio Escolar completam o plano e emissões dos CTT em 2013.

Continuarão as edições de livros dos CTT através da publicação de "A Rota das Catedrais", "Jardins de Portugal", "Tapeçarias de Portalegre" e "O Café em Portugal" (que irá contar com contributos d’As colecções do Instituto do Investigação Científica e Tropical).

Fonte: CTT

Sem comentários:

Enviar um comentário