A UPU - Universal Postal Union (União Postal Universal) publicou o Índice Integrado de Desenvolvimento Postal (Integrated Index for Postal Development) da UPU (2IPD) relativo ao ano 2016.
Segundo o seu site, "é um índice composto que fornece uma visão geral do desenvolvimento postal em todo o mundo", analisando 170 países.
Este índice consiste em dados da UPU, incluindo os chamados Big Data, p. ex. mais de 3 biliões de registos de rastreamento verificados e analisados, estatísticas oficiais e inquéritos da UPU. Segundo a entidade, os dados surgem "da maior integração de dados jamais realizada para medir o desenvolvimento dos serviços postais na escala global".
Uma análise dos dados resulta numa pontuação de desempenho de benchmarking (0 a 100) ao longo de quatro dimensões-chave do desenvolvimento postal: confiabilidade, alcance, relevância e resiliência.
Neste ranking, Portugal, através da sua empresa CTT - Correios de Portugal, apresenta-se na 58ª posição com apenas 47.84 pontos (a mesma pontuação do Vietname).
Portugal, considerado no grupo "Países industrializados", é o último classificado nesse grupo, bem abaixo da média de 67.40, estando abaixo da pontuação positiva de 50, e por exemplo abaixo dos 55 pontos do Brasil ou dos 54.98 de Espanha, sem comparar com os 100 pontos da Suiça, 94.75 da França ou 94.09 do Japão (3 primeiros classificados).
Refira-se ainda os 0.00 (único com esta pontuação) dos Correios de São Tomé e Príncipe (170ª posição e última), os 7.43 de Moçambique (165º), Cabo Verde com 36.71 (83º) e Angola com 26.90 (105º). A Guiné Bissau não foi considerada neste Índice.
Este estudo está disponível no site da UPU. Nesse documento estão explicados, de forma sucinta os critérios para obtenção deste ranking.
Confessamos a nossa estupefacção pela classificação da empresa portuguesa, não deixando no entanto de revelar muitas das críticas e da clara diminuição da qualidade do serviço dos CTT nos últimos anos. Para análise e ponderação de todos.
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