Decorrerá amanhã, dia 25 de Maio de 2018 (6ª feira) a Conferência: «Código Europeu Contra o Cancro - A divulgação através do diálogo filatélico» pelas 18:00 no Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra, no âmbito da iniciativa Lojas de Saber.
Conferência
"CÓDIGO EUROPEU CONTRA O CANCRO - 2018
A DIVULGAÇÃO ATRAVÉS DO DIÁLOGO FILATÉLICO"
por
Carlos Freire de Oliveira, Prof Catedrático Jubilado da FMUC e sócio da SFAAC
Resumo da Palestra:
O programa “Europa Contra o Cancro” foi lançado, em 1985, pela União Europeia durante o Conselho Europeu que decorreu em Milão, por proposta dos Professores Maurice Tubiana (França) e Humberto Veronesi (Itália). Tinha como objetivo reduzir de 15% o número expectável de mortes por cancro em 2000. O programa foi implementado através de uma abordagem de parceria com peritos científicos, instituições de caridade ligadas ao cancro, grupos antitabagismo, meios de comunicação de saúde, profissionais de saúde e funcionários públicos. Abordava três áreas principais: prevenção, rastreio e educação e formação. Foi adotado como “Ano Europeu Contra o Cancro” o ano de 1989. Em 1996, a 13 de fevereiro, o Parlamento Europeu dedicou uma sessão aos programas de ação no âmbito da saúde, tendo aprovado três programas, com destaque para o do cancro.
Comparando 1985 a 2000 apenas a Áustria e a Finlândia conseguiram as reduções de 15% nas mortes de homens e mulheres. O Reino Unido e o Luxemburgo chegaram perto de cumprir esses objetivos, assim como a Itália. Portugal e a Grécia tiveram o pior desempenho,
A 1ª versão do Código Europeu Contra o Cancro data de 1987 (Portugal aderiu à então C.E.E. em 1986). Com o decorrer dos anos foram adotadas mais três versões, a última das quais, a 4º versão, foi elaborada pelo organismo da O.M.S., o Centro Internacional de Investigação em Cancro (sedeado em Lyon), e divulgada a partir de 2017 por várias entidades entre as quais a E.C.L. (“European Cancer Leagues”).
O código atual integra 12 normas que abordam o tabagismo, o controlo do peso e a atividade física, uma alimentação saudável, o consumo de álcool, a exposição ao Sol e a radiações, a proteção a substancias cancerígenas no local de trabalho, a exposição ao radão, a amamentação, o recurso a vacinas (hepatite B e HPV) e a participação da população nos rastreios dos cancros colorretal, da mama e do colo do útero.
Na apresentação do código recorremos à capacidade de comunicação dos selos e marcas postais de todo o Mundo e ao diálogo que estabelecemos entre as peças filatélicas e as mensagens do Código Europeu Contra o Cancro.
Resumo do CV de Carlos Freire de Oliveira
- Nasceu em Ponta Delgada (Açores) a 25 de Dezembro de 1943.
- Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1968,
- Assistente Estrangeiro da Faculdade de Medicina Paris-Sul (1970-1973).
- Doutorado em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1975.
- Diretor do Serviço de Ginecologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, de 2001 - 2010.
- Assistente Convidado e Consultor do Centro de Coimbra do I.P.O., de 1969 a 1994.
- Professor Catedrático de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 1990. Aposentado em Janeiro de 2010.
- Professor Coordenador do Ensino da Oncologia e Regente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 1988 a 2010.
- Presidente do Colégio de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos, de 1994 a 2000.
- Coordenador da Subespecialidade de Ginecologia Oncológica da Ordem dos Médicos desde 2015
- Presidente da Federação das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG) de 2006 a 2015.
- Membro da Sociedade Europeia de Ginecologia Oncológica (ESGO) e membro da direção desde 1989. Foi presidente da Sociedade de 1998 a 2000.
- Membro (fundador) da Sociedade Portuguesa de Ginecologia desde 1975. Foi presidente da direção (1978-1983).
- Membro (fundador) da Sociedade Portuguesa de Senologia desde 1989. Foi e presidente (1998-2000).
- Presidente do Núcleo Regional do Centro e da Liga Portuguesa Conta o Cancro, desde Janeiro de 2010.
- Presidente da Direção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro de 2010 a 2013.
Curriculum filatélico:
- Começou a colecionar selos aos 7 anos.
- No Liceu Nacional de Ponta Delgada fundou, com outros colegas nos anos 50, o Núcleo Filatélico do Liceu Nacional de Ponta Delgada e participou na organização da 1ª exposição filatélica do liceu.
- Em 1966 foi um dos fundadores da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, sendo o sócio nº 11.
- No âmbito da Federação Portuguesa de Filatelia fundou nos anos 70 o “Agrupamento Temático de Medicina”.
- Participou em diversas Competições Filatélicas com uma coleção temática dedicada ao “Cancro” e mais recentemente com mais duas coleções temáticas: “Organizações Internacionais e Nacionais na Luta Contra o Cancro” e “Autobiografia”. Na classe de “literatura” tem competido com diversos artigos em revistas filatélicas e médicas e, mais recentemente, com o livro que lançou em 2017 “O Cancro e a Filatelia”.
A organização conta com a sua presença nesta palestra apresentada pelo Doutor Carlos Freire de Oliveira que nos vai elucidar sobre o Programa Europeu de luta contra o Cancro, mostrando também as referências filatélicas usadas nessa luta.
Sem comentários:
Enviar um comentário