Os CTT – Correios de Portugal deram a conhecer as iniciativas no âmbito das comemorações dos 500 anos de correio, que se celebram durante o ano de 2020.
As iniciativas, que marcam a nomeação do primeiro Correio-Mor, terão lugar ao longo do ano mas com especial incidência em redor do Dia Mundial dos Correios, que se celebra a 9 de outubro.
Segundo a empresa, "vão oferecer a todos os portugueses que se deslocarem a uma Loja CTT num determinado período" (ainda a definir) um selo para "guardar como recordação dos 500 anos ou utilizar em qualquer mensagem que entendam expedir."
Será também emitida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda uma moeda oficial evocativa dos 500 anos de correio em Portugal e bem como uma Lotaria Nacional sobre o mesmo tema, editada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
No âmbito da sua atividade editorial, serão publicados diversos livros sobre o tema: um sobre os 500 anos de Correio, outro sobre a vida de D. Manuel e outro ainda sobre as memórias dos trabalhadores dos CTT, que consistirá numa recolha dos testemunhos mais interessantes do dia-a-dia dos funcionários dos CTT.
Será ainda organizada, em conjunto com a Federação Portuguesa de Filatelia, a Exposição Filatélica Luso-Brasileira Lubrapex 2020, durante o mês de outubro, em Évora, que daremos mais notas no futuro.
Os CTT terão ainda um espaço no Museu dos Coches, dedicado aos “500 anos de Correio”, perto da carruagem de Mala-Posta que está em exposição permanente no Museu.
Na Fundação Portuguesa das Comunicações serão realizadas exposições sobre os selos de Portugal com grandes prémios internacionais, onde estarão expostos 64 prémios de design e impressão, mostrando como a Filatelia portuguesa é uma das mais premiadas do Mundo, como já mostrámos algumas vezes neste blogue.
A 6 de novembro de 2020 será inaugurada, na Torre do Tombo, uma exposição documental e iconográfica com os documentos originais que criaram e suportaram o correio em Portugal.
Os CTT "esperam contribuir para as comemorações dos 500 anos de correio em Portugal, reforçando a relação de proximidade dos CTT, uma marca centenária, com todos os portugueses."
Sem comentários:
Enviar um comentário