Segundo recente indicação no site dos CTT, sem mais detalhes [o site dos CTT foi atualizado a 5/1], foram retirados de circulação todos os selos emitidos até 2013 (inclusive).
Os selos, etiquetas, inteiros postais e cartas inteiras referentes aos anos indicados deixam de ter validade a partir de 31 de janeiro de 2022.
Os mesmos poderão ser trocados por outros que estejam em vigor, em qualquer Loja CTT, entre 1 de fevereiro e 29 de abril de 2022.
Em 2018 tinham sido retirados de circulação os selos emitidos até 2010.
Mais uma vez, é tomada uma atitude, que na opinião da esmagadora maioria dos filatelistas, é desadequada e incompreensível, tendo em conta por exemplo, a prática na maioria dos países europeus.
Os CTT - Correios de Portugal escudam-se no Estatuto do Selo Postal (Decreto-Lei n.º 360/85 ), em particular nos Artigos 17. e 18. Refira-se ainda que não havendo informação mais detalhada, os CTT não cumprem, ainda, com o artigo 18 que refere: "Os selos retirados da circulação em poder de qualquer utente poderão ser trocados por outros válidos dentro do prazo a fixar pelos CTT, o qual não poderá ser inferior a 30 dias."
Na verdade, a empresa não tem meios tecnológicos ou humanos para distinguir selos por ano, como tal a utilização desses selos continua, muitas vezes, a acontecer sem problemas.
Sem comentários:
Enviar um comentário