domingo, 21 de março de 2010

Congresso da FPF

A SFAAC participou este sábado, no Congresso da FPF realizado em Beja e organizado pelo Núcleo de Coleccionismo do Centro Cultural e Desportivo do Hospital de Beja.
Fizeram-se representar 18 clubes federados.

O Núcleo organizou, da parte da tarde, uma mostra filatélica com várias colecções muito interessantes, das quais destacamos: «
Império Russo» de José da Costa Lemos, «Expansão Portuguesa Ultramarina» de Francisco Geada Sousa e «Aves, esses conquistadores dos ares» de Francisco Matoso Galveias .
Para este evento foram repicados dois inteiros postais: 550 anos do Convento da Conceição de Beja e 25 anos da Ovibeja, estando disponível um carimbo comemorativo do Congresso retratando o
Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição, que estará à venda em breve no CCCC.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Carimbo comemorativo do Congresso «República, Universidade e Academia»

CC Congresso República

Carta circulada em Coimbra com carimbo comemorativo do Congresso “República, Universidade e Academia” de 04/03/2010, com registo Simples, com marca de chegada do CDP de Coimbra de 05/03/2010

Ver mais em: M.F. Congresso República

sábado, 6 de março de 2010

Horário de abertura de Março

HORÁRIO DE ABERTURA

MARÇO 2010

Quartas-feiras 10 e 31
Quintas-feiras 4, 18 e 25 e
Sábados 13, 20 e 27

das 16 às 18h.

Qualquer assunto contacte-nos para:
Apartado 1094 E. C. Santa Cruz 3001-501 Coimbra
962516942
filatelica@academica.pt

Saudações Académicas e Filatélicas
A Direcção

segunda-feira, 1 de março de 2010

Exposição: "Portugal e a Europa: Uma História contada através dos Selos Portugueses"


Exposição: "Portugal e a Europa: Uma História contada através dos Selos Portugueses"

A exposição “Portugal e a Europa: uma história contada através dos selos” pretende sensibilizar o público mais jovem para a questão do processo de integração de Portugal no seio das Comunidades Europeias e, mais amplamente, despertar os jovens para a cidadania europeia.
Neste sentido, é também objectivo desta exposição promover e facilitar a leccionação destes conteúdos curriculares alusivos à participação de Portugal no projecto europeu através da filatelia.
Os selos postais bem como toda a imensidão de afinidades dos selos e que constituem o mundo fascinante da filatelia (carimbos de primeiro dia, carimbos comemorativos, flâmulas, inteiros postais, etc.) são fiéis e férteis representações de múltiplas temáticas e, também, da europeia. Tomando como exemplo os selos postais portugueses, encontramos plasmados em toda a iconografia os momentos capitais da relação de Portugal com as instituições e as questões europeias mais relevantes. Os selos, para além de servirem de taxa para que as cartas possam circular, são profundos embaixadores da tradição e da cultura.
Importa ainda sublinhar, como bem diz, Maria Manuela Tavares Ribeiro “a imagem, concebida como um documento (…) pode destinar-se a cumprir objectivos de aprendizagem e a participar na construção do saber”
in Catálogo da exposição (apresentação)

3 a 19 de Março (CIEDA - Aveiro)
data a confirmar ( Escola EB2/3 de São Pedro do Sul )
13 de Maio (Escola EB2/3 de Vil de Soito )
...

Organização Centro de Informação Europe Direct de Aveiro - CIEDA
Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20.
Apoios Escola Profissional de Aveiro
CTT – Correios de Portugal


M.F. «República, Universidade e Academia»


MOSTRA FILATÉLICA: “República, Universidade e Academia”
04 a 06 de Março 2010
Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra

Decorrerá uma Mostra Filatélica durante a realização do Congresso “República, Universidade e Academia” a realizar em Coimbra, no Auditório da Reitoria de 4 a 6 de Março próximos, organizado pelo CEIS 20.

No átrio do Auditório estarão expostas colecções alusivas à República e a Coimbra e no local funcionará um posto de correio temporário provido de carimbo comemorativo alusivo à República.

Toda a correspondência apresentada no local será obliterada com o carimbo comemorativo.