Pagela religiosa das Bodas Prata da fundação do Centro Diocesano de Coimbra - 1925-1950. Coleção de sócio
A 13 de junho de 1917, o jornal Gazeta de Coimbra dava conta de uma alteração significativa na distribuição postal na cidade de Paris, em França, com a mesma a passar a ser feita por mulheres.
Há mais de 100 anos era assim. Naturalmente, esta "inversão de papeis" foi definitiva e hoje não passa de uma curiosidade. As "tricaninhas" dos CTT fazem um trabalho meritório. O nosso obrigado a todas as carteiras de Portugal.
Acrescente-se que esta alteração poderá ter estado relacionada com a falta de mão de obra masculina, devido à Grande Guerra.
O Restaurante Napolitano – Cervejaria & Marisqueira situa-se na Estrada da Beira, em Coimbra e existe há mais de 50 anos.
O Museu Regional do Algarve, em Faro, recebe a exposição “Viagem Filatélica - Selos do Algarve no Tempo e Cultura”, de 8 de agosto a 20 de setembro, uma mostra que "celebra a identidade cultural, histórica e paisagística do Algarve através da filatelia e cartofilia". Organizada pelos Amigos da Filatelia e Município de Faro, esta exposição reúne peças raras e coleções temáticas que ilustram a riqueza do território algarvio.
A exposição apresenta selos, postais máximos, carimbos e cartas históricas, com destaque para as coleções:
Os colecionadores participantes são: Sérgio G. Pedro, Luís Braz e José Belchior, que disponibilizaram os seus acervos para esta iniciativa.
De acordo com a organização, "a mostra insere-se num esforço contínuo de preservação e divulgação da memória filatélica do Algarve, valorizando o selo como expressão artística e documental."
A exposição está patente no Museu Regional do Algarve, sito na Rua do Pé da Cruz, n.º 4, em Faro, e pode ser visitada durante o horário de abertura do Museu.
Pacote de açúcar: 33ª Feira do Mel & Castanha da Lousã - nov. 2024. Delta Cafés. Coleção da SFAAC
Ver: Pacote de açúcar: Feira do Mel e Castanha da Lousã - 2023
Carta circulada de Cantanhede a 20.NOV.1992, em correio azul, com marca de dia sobre selo de 70$00 da emissão Barcos Típicos da Madeira -1º grupo (Barco Maneiro) de 1990, oriunda da reconhecida empresa de construção e obras públicas "Ramos Catarino". Carimbo datado com o mês nominal abreviado. Coleção da SFAAC. Oferta de sócio
O Barco Maneiro é uma embarcação típica do Arquipélago da Madeira, existente desde o início do século XX era movido a 2 ou 4 remos, normalmente assimétricos, com casco de duas proas, e a quilha direita que se prolonga em curva suave, formando as rodas de proa e popa. O termo náutico maneiro também significa uma embarcação de manobra fácil.
Ver mais de Cantanhede.
O livro: "Obliterações de Cabo Verde (1877-1975) - Estudo de Filatelia" de Paulo Sequeira será lançado no próximo dia 7 de junho, sábado, pelas 16:00 na sede do Clube Filatélico de Portugal, em Lisboa.
O livro apresenta capa dura a cores com 145 páginas e contém o estudo das marcas postais usadas na colónia de Cabo Verde para obliterar os selos entre 1877 a 1975.
De acordo com a divulgação do clube, "tem especial incidência na organização postal desta colónia neste período, com a lista das estações postais ao longo das várias décadas."
Tem a reprodução dos carimbos referidos e contem peças provenientes das coleções de vários filatelistas , entre eles Luís Frazão, Klaus Queisser, António Perna, Bento Dias, Armando Rede, Célio Frederico e do autor.
Já no dia de de junho, também sábado, será lançado o livro: "Obliterações do tipo francês ou de estrela (1918-1940) - Estudo de Filatelia de Portugal e Açores" também de Paulo Sequeira.
O livro, de capa mole a cores, tem 86 páginas que contém "o estudo detalhado com
as datas de utilização e variedades, das marcas postais obliteradoras do
tipo francês ou de estrela usadas em Portugal e Açores para inutilizar
os selos entre 1918 e 1940", e peças das coleções de José Nogueira e do autor.
Ambos os livros vão ficar disponíveis para entrega em mão na sede do CFP, ou podem ser requisitado ao autor pelo email: rorizsequeira@gmail.com para entrega em mão ou para envio pelos correios.
O preço de pré-encomenda e lançamento do 1º livro será de 40€ e do 2º será de 20€.
Associado ao lançamento do livro de Cabo Verde vai realizar-se uma mostra no dia 7 de junho com selos e peças de Cabo Verde na sede do CFP, com as coleções de: Luís Frazão, Bento Dias e Paulo Sequeira.
Associado ao lançamento do livro de obliterações do tipo francês ou de estrela vai realizar-se uma mostra no dia 21 de junho com selos e peças de Portugal e Açores na sede do CFP, com a participação das coleções de: José Nogueira e Paulo Sequeira.
Jornais da coleção:
Postal Portugal dos Pequenitos. Edição: CAS, coleção Portugal Turístico nº 1634(?). Década de 1980?. Coleção da SFAAC
Várias vistas do parque.