Catálogo em edição de luxo da MonacoPhil 2013 - Catalogue de l'Exposition des100 Timbres et Documents Philatéliques parmi les plus rares du monde.
Agradecemos a oferta para a nossa biblioteca pelo nosso sócio Mário Paiva. Disponível para consulta.
Agradecemos a oferta para a nossa biblioteca pelo nosso sócio Mário Paiva. Disponível para consulta.
A Secção Filatélica da AAC colocou a votação, por ocasião das comemorações do seu 60º aniversário, a eleição do selo, bloco, inteiro postal e carimbo comemorativo mais bonitos do ano de 2024, pelos seus sócios e posteriormente de forma online para os filatelistas em geral.
Após o apuramento e contagem dos votos, foi eleito para melhor selo de 2024, com 22% dos votos, o selo de taxa I (internacional) da emissão filatélica "Vista Alegre - 200 anos" retratando um Candeeiro Nervi Earth to Humanity de Ross Lovegrove, em Porcelana Biscuit.
Quanto aos blocos emitidos em 2024, foi eleito, com 31,7% de votos, o belo bloco da emissão "Camões - 500 anos" com valor facial de €3,50. Retrata a capa do livro mais importante e carismático da literatura portuguesa: Os Lusíadas, com texto do I Canto, de uma obra da Biblioteca Nacional. À volta, uma bela obra de Alfredo Roque Gameiro: "A partida de Vasco da Gama para Índia em 1497".
Agradecemos a oferta para a nossa Biblioteca pelo sócio Mário Paiva.
Disponível para consulta nas salas da SFAAC.
Eis os Carimbos de 1º dia de Portugal emitidos pelos CTT relativos ao ano de 2024.
Alguns exemplos, incluindo os usados na região:
Bilhete postal circulado de Coimbra a Sangalhos, Anadia. a 20/03/1987 com franquia mecânica de Coimbra, máquina XV 083 (Pitney Bowes, modelo 6300), com porte de 25$00, tendo como origem a empresa seguradora "Tranquilidade Seguros, E.P.", com pedido de pagamento. Marca de chegada, de uso particular de 23/03/1987. Coleção da SFAAC. Oferta de sócio
Eis a votação para os melhores de 2024: o selo, bloco, inteiro postal e carimbo comemorativo.
A SFAAC colocou a votação, durante as comemorações do seu 60º aniversário, no passado fim de semana, o selo, bloco, inteiro postal e carimbo comemorativo mais bonitos de 2024, numa iniciativa que se tem repetido com sucesso e reconhecimento nos últimos anos.
Após votação presencial, haverá uma votação online, até dia 10 de março. Os votos serão adicionados e encontrados os vencedores.
Pode votar em:
A Secção de Filatelia e Colecionismo da Casa do Benfica no Porto, organiza uma Exposição Filatélica intitulada: "O desporto visto através da filatelia e colecionismo".
A sua inauguração ocorrerá dia 18 de fevereiro, terça-feira, pelas 10:00 nas instalações da Casa do Benfica no Porto, sita na Rua António José da Silva nº 104.
A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de março (de segunda a sábado das 14:30 às 18:00).
A Secção Filatélica da AAC organizará uma pequena festa do 60º aniversário da Secção a realizar no próximo dia 22 de fevereiro, sábado, em Coimbra.
Eis o programa:
- Manhã reservada à chegada a Coimbra e visita à feira de velharias na baixa.
- Almoço pelas 13h no hotel D. Luis (https://www.hoteldluis.pt/pt/localizacao/)
- Tarde passada no hotel em tertúlia com palestras filatélicas.
- Final da tarde com o bolo de aniversário e porto de honra.
Inscreva-se para o almoço e convívio!
Agradecemos a confirmação da presença para: a nossa morada: Apartado 1094, Posto de Correio Papiro, 3000-104 COIMBRA ou para o nosso e-mail: filatelica@academica.pt
Os CTT – Correios de Portugal, como tem sido normal, estão a receber sugestões de emissões filatélicas para o ano de 2026.
Podem ser feitas sugestões sobre acontecimentos, figuras e factos que possam merecer ser editados em selo, com vista a integrar as emissões filatélicas do ano de 2026.
As sugestões podem ser incluídas, por exemplo, nas categorias: Vultos da História e da Cultura; Datas da História; Temáticas; Projeção Internacional e Açores e Madeira.
O envio de sugestões pode ser feito por via postal para:
Direção de Filatelia - CTT
Av. Combatentes n.º 43, 13º
1643-001 LISBOA
ou através do endereço eletrónico: filatelia@ctt.pt
ou ainda no formulário próprio no site dos CTT.
Caso tenham sugestões relacionadas com Coimbra, poderão também nos fazer chegar essas sugestões para que também nós as façamos, para ganharmos mais força. A SFAAC poderá também partilhar as suas várias sugestões, com quem nos solicitar.
Carta circulada a 30JUL1948 de Coimbra para Vaucluse, sul de França, sem selos na frente e com selo de 1$75 no verso
De acordo com a Portaria n.º 25/2025/1, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. (INCM, S. A.), fica autorizada, no âmbito do Plano de Emissões de Moedas Comemorativas para 2025 de Portugal, a cunhar e a comercializar as seguintes moedas de coleção:
a) Uma moeda designada «200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco»;
b) Uma moeda designada «Simone de Oliveira», integrada na série «Músicos Portugueses»;
c) Uma moeda designada «Fénix», integrada na série «Heróis e Criaturas da Mitologia»;
d) Uma moeda designada «Cabo de São Vicente», integrada na série «Faróis de Portugal»;
e) Cinco moedas integradas na série dedicada à Azulejaria Portuguesa:
i) «Azulejos Séc. XVI», alusiva à azulejaria hispano-mourisca;
ii) «Azulejos Séc. XVII», alusiva ao padrão com camélias;
iii) «Azulejos Séc. XVIII», alusiva à figura de convite;
iv) «Azulejos Séc. XIX», alusiva à geometria das formas;
v) «Azulejos Séc. XX», alusiva ao azulejo de autor;
f) Uma moeda designada «900 anos do foral de Ponte de Lima»;
g) Uma moeda designada «50 anos de eleições em liberdade - 1975.2025»;
h) Uma moeda designada «Paula Rego - Deixa-me pintar-te uma história», integrada na série «Artistas Plásticos Portugueses Contemporâneos».
Em 2025 celebra-se o 2.º centenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, um dos mais relevantes escritores portugueses de sempre, pelo que se justifica assinalar esse facto com a emissão de uma moeda de coleção.
Dando continuidade à série dedicada a «Músicos Portugueses», será emitida uma moeda de coleção alusiva à cantora Simone de Oliveira em representação do género musical geralmente designado por canção portuguesa.
No contexto da série dedicada a «Heróis e Criaturas da Mitologia», será emitida a terceira moeda de coleção, alusiva à figura da Fénix, a ave lendária que renasce das próprias cinzas a cada 500 anos, como metáfora da esperança na possibilidade da regeneração mesmo nas circunstâncias mais adversas.
Dá-se início a uma nova série de moedas alusiva ao tema dos «Faróis de Portugal», de que a primeira será dedicada ao Farol do Cabo de São Vicente, em Sagres, equipado com a maior lanterna a operar em Portugal e uma das cinco últimas lentes hiper-radiantes de Fresnel ainda em funcionamento em todo o mundo.
Com o intuito de celebrar a «Azulejaria Portuguesa» como um importante património cultural de Portugal, será emitido um conjunto especial de cinco moedas comemorativas de formato quadrado, cada uma representando um estilo característico do século xvi ao século xx, e incorporando inovadores elementos cerâmicos que lhes conferem coloração alusiva ao estilo que representam.
No ano em que se completam 900 anos sobre a fundação de Ponte de Lima, justifica-se homenagear esta que é a vila mais antiga de Portugal através da emissão de uma moeda de coleção.
No ano em que se comemora o 50.º aniversário das primeiras eleições em democracia, justifica-se celebrar, através da emissão de uma moeda de coleção, a ocasião em que pela primeira vez foi efetivamente exercido em Portugal o sufrágio universal.
Finalmente, inicia-se uma nova série de moedas dedicadas a «Artistas Plásticos Portugueses Contemporâneos» de inquestionável reconhecimento internacional, com uma primeira moeda em homenagem à pintora Paula Rego.
Para mais informações, consultar a referida Portaria.
Eis o programa filatélico de Portugal para o ano de 2025 conforme disponibilizado pelos CTT - Correios de Portugal.
Carta circulada em Coimbra com franquia mecânica do Banco Fonsecas & Burnay, máquina VII 629 de Coimbra, a 05.5.1982. Coleção da SFAAC
O Banco Fonsecas & Burnay (BFB) foi criado em 1967, resultado da fusão entre o Banco Burnay e o Banco Fonsecas, Santos e Vianna. Mais tarde incorporou ainda o Banco Regional de Aveiro, a casa bancária Pancada, Morais e Cia, e por fim o Banco do Alentejo. Em 1991 o BFB foi adquirido pelo Banco Português de Investimento (BPI), mantendo-se as marcas separadas durante algum tempo, ficando apenas o BPI mais tarde.
Disponibilizamos um resumo do novo tarifário dos CTT a aplicar a partir de 1 de fevereiro de 2025.
2 cartas de luto da Fábrica de Curtumes de Coimbra, Lda, circuladas em novembro 1952 de Coimbra para Paris, por via aérea (carimbo a violeta), com porte 3$50, com selos Caravela. Coleção da Secção (oferta de sócio). As cartas apresentam barra oblíqua a preto no canto superior esquerdo, forma tradicional das empresas darem conta da morte de algum sócio, nos meados do século XX. Por isso se chama de carta de luto.
A Fábrica de Curtumes de Coimbra foi fundada em 1915, sob o nome Raposo, Amado & Godinho, Lda. ,
sendo que em 1920 assumiu o nome Fábrica de Curtumes de Coimbra, Lda. Terá encerrado no início da década de 1990.
A fábrica situava-se na Rua Figueira da Foz, junto à Casa do Sal (entrada Norte da cidade de Coimbra). Possuía uma chaminé, ainda hoje visível. O que resta da fábrica, encontra-se à venda.