segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mostra Filatélica Comemorativa dos 140 anos do Nascimento de Maria Veleda em Faro

No dia 1 de outubro pelas 16h00, a Biblioteca da Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, inaugura a Mostra Filatélica Comemorativa dos 140 anos do Nascimento de Maria Veleda. A iniciativa incluirá a cerimónia de apresentação de um Carimbo Comemorativo e será presidida pelo Exmo. Sr. Pedro Rodrigues em representação dos CTT. Contará com a presença do Diretor da Biblioteca Prof. Rosa Mendes e do Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Filatelia, Prof. António Borralho, sendo seguida de um porto de honra.
Entre as 16h00 e as 18h00 a Biblioteca vestirá o papel de estação de correios, sendo todas as cartas aqui expedidas marcadas com o carimbo único criado para o efeito.
Maria Veleda – Pseudónimo Maria Carolina Frederico Crispin, nasceu em Faro, a 26 de Fevereiro de 1871. Destacou-se como escritora, professora, feminista, republicana e livre-pensadora. Defendeu os ideais da liberdade, igualdade e democracia e desenvolveu intensa ação política a favor da implantação e consolidação da República. Foi pioneira da luta pelos direitos jurídicos, civis e políticos das mulheres e desenvolveu uma constante atividade como educadora e pedagoga. É uma das mais notáveis mulheres farenses de todos os tempos.

Mais informações em:
http://nucleofilateliafaro.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário