segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Catálogo de Vinhetas de Portugal IV


Está a ser lançado a IV Parte do Catálogo de Vinhetas de Portugal, da autoria de Paulo Barata e José Peres Claro.



Esta IV Parte abrange as Vinhetas Modernas (1950-2019), separadas em 3 secções: "Caridade e Donativos", "Comemorativas" (estas secções listadas cronologicamente) e "Publicidade e Propaganda" (listadas alfabeticamente), e também as Vinhetas de Aforro, Desportivas, Filatélicas e Religiosas. Finalmente uma secção dedicada a Vinhetas Diversas que abrange os "quadradinhos de papel" que não são selos nem vinhetas, mas também são colecionáveis, como por ex., Selos de Quotas, Selos Brinde, Vinhetas dos Transportes, etc.. Os autores informam que esta última secção é apenas representativa não sendo exaustiva.
Este catálogo contem 92 páginas a cores e apresenta ainda um índice remissivo dos quatro volumes.

Segundo os autores: "com esta parte completamos o ciclo e fica completa a catalogação das nossas Vinhetas. Completa no sentido de termos já abrangido todos os capítulos e secções, porque incompleta estará sempre, dado que novas vinhetas que não conhecíamos hão-de sempre aparecer."

O sistema de numeração é flexível, com lacunas espaçadas que permitirão a futura introdução de novas descobertas, sem refazer a numeração, ou a usar letras para intercalar emissões recém descobertas, ou mais desenhos em emissões já existentes.

Os autores contaram com o apoio de outros filatelistas, com a cedência de imagens de itens não conhecidos.

Os pedidos deste catálogo (30,00€), correções e aditamentos podem ser enviados para baratap@netcabo.pt.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário