sábado, 19 de outubro de 2019

Estados Unidos revogam a intenção de saída da União Postal Universal

Numa visita ao presidente dos Estados Unidos no dia 15 de outubro, o diretor-geral da União Postal Universal Bishar A. Hussein exibiu com orgulho a carta revogando a decisão dos Estados Unidos de se retirar da agência especializada da ONU para questões postais.

Hussein afirmou estar " convencido de que a manutenção do sistema postal mundial é uma vitória para todos neste planeta".

Datada de 10 de outubro de 2019, a carta endereçada a Hussein declara: “Portanto, a denúncia não terá efeito e os Estados Unidos permanecerão parte da Constituição da UPU e membro da União Postal Universal.”.


A 17 de outubro de 2018, a UPU recebeu uma carta de denúncia dos Estados Unidos, que, se não fosse revogada, entraria em vigor um ano após o dia em que foi recebida.
Em setembro deste ano, no 3º Congresso Extraordinário da UPU realizado em Genebra, Suíça, os países membros decidiram acelerar os aumentos de taxas no sistema para remunerar a entrega de cartas volumosas internacionais de entrada e pequenos pacotes, também conhecido como sistema de taxas de remuneração. As taxas autodeclaradas deverão ser implementadas a partir de 2020.
De acordo com a solução acordada, os países membros que atendam a certos requisitos - incluindo volumes de correspondência recebidos acima de 75.000 toneladas - poderiam optar por declarar suas taxas a partir de 1 de julho de 2020. Os limites foram incluídos para proteger os países em desenvolvimento com volumes baixos a partir do impacto da rápida reforma.
O sistema de remuneração postal garante que as entidades postais sejam compensadas pelo custo de manuseio, transporte e entrega de cartas volumosas e pequenos pacotes além-fronteiras. Vários países, incluindo os Estados Unidos, levantaram preocupações sobre o sistema, argumentando que falhou em fornecer cobertura de custos e levou a distorções do mercado.

A UPU (Universal Postal Union) é uma agência especializada da ONU com sede na capital suíça Berna. Fundada em 1874, é uma das organizações internacionais mais antigas do mundo e é o principal fórum de cooperação entre os atores do setor postal.

Sem comentários:

Enviar um comentário