quarta-feira, 9 de março de 2022

Mulheres de Coimbra: Carolina Michaëlis

No âmbito das comemorações do centenário da República, foi lançada em outubro de 2009 uma série sobre as Mulheres da República, sendo uma das retratadas, Carolina Michaëlis, ilustre professora na Universidade de Coimbra.
Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos, nasceu em 1851 em Berlim, então Prússia, vindo a falecer em 1925, na cidade do Porto.
O seu grande interesse por Portugal e pela sua cultura, literatura e língua, levou-a a corresponder-se com vários intelectuais portugueses, vários deles da chamada Geração de 70. Entre esses correspondentes, estava Joaquim de Vasconcelos, prestigiado musicólogo e historiador de arte, com quem viria mais tarde a casar. O historiador foi várias vezes visitá-la a Berlim e, em março de 1876, aí casaram.
Escritora, crítica literária e lexicógrafa, foi a primeira mulher professora universitária em Portugal, na Universidade de Coimbra. Desenvolveu o seu trabalho de investigação no âmbito da cultura portuguesa medieval e quinhentista.
Apesar de alguma resistência na época, por parte de membros mais conservadores, Carolina Michaëlis e a escritora Maria Amália Vaz de Carvalho foram as duas primeiras mulheres a ser admitidas na Academia de Ciências de Lisboa, em 1912.


O selo comemorativo dedicado à professora, teve o valor facial de 1,00€, o valor mais alto da série de 6 selos, não correspondendo a nenhum porte específico.


Sem comentários:

Enviar um comentário