terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Votação para os melhores selo, bloco, carimbo comemorativo e inteiro postal de 2023

A SFAAC colocou a votação, durante as comemorações do seu 59º aniversário, no passado fim de semana, o selo, bloco, carimbo comemorativo e inteiro postal mais bonitos de 2023, numa iniciativa que se tem repetido com sucesso e reconhecimento nos últimos anos.

Após votação presencial, haverá uma votação online, até dia 10 de março. Os votos serão juntos à votação presencial e encontrados os vencedores.
Formulário de votação disponível em: https://forms.gle/Q3wvuefCU1GphYf77

 



 Participe!




segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Postal: Aspectos do património histórico da cidade

Postal: Aspectos do património histórico da cidade. Ed.: Âncora nº 94.2461

3 aspetos da cidade: Via Latina, Sé Velha e Jardim da Sereia. Década de 1970?

Coleção da SFAAC
 

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

domingo, 11 de fevereiro de 2024

59º aniversário da SFAAC

 




Divulgamos o programa das comemorações do 59º aniversário da Secção Filatélica da AAC, a realizar no próximo dia 24 de fevereiro, sábado.

Apareça! Traga uma coleção para mostrar.

Inscreva-se para o almoço.

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Feira de Velharias de Coimbra - datas de 2024

Foi divulgado o calendário de datas da realização da Feira de Velharias de Coimbra para o ano de 2024:

27 de janeiro
24 de fevereiro
23 de março
27 de abril
25 de maio
22 de junho
27 de julho
24 de agosto
28 de setembro
26 de outubro
23 de novembro
28 de dezembro

 A Feira voltará a realizar-se na Praça do Comércio (ou Praça Velha), devido às obras do    Sistema de Mobilidade do Mondego (vulgo Metro Mondego).

 De acordo com a CM Coimbra, entidade organizadora, as primeiras duas edições do ano (janeiro e fevereiro) decorrem entre as 9h00 e as 18h00. A partir da edição de março, e até setembro, o horário será alargado até às 19h00. No mês de outubro o evento retoma o horário compreendido entre as 9h00 e as 18h00, até ao final do ano.

A entidade refere que a "iniciativa, de periodicidade mensal (quartos sábados), permite reviver memórias do passado, através da comercialização de objetos antigos, com valor artístico ou cultural, exibindo uma multiplicidade de produtos que perduraram no tempo e que fazem parte da nossa memória coletiva."

"A Feira de antiguidades possibilita a comercialização de objetos relacionados com os mais diversos setores de atividade. O visitante pode encontrar desde peças de cerâmica, joalharia, ourivesaria, latoaria e variadíssimos utensílios domésticos. O colecionismo ocupa, também, lugar de destaque, a avaliar pela presença de bancas que exibem, por exemplo, medalhas, selos postais, discos de vinil e livros de alfarrabista.



quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

2 novas moedas: 25 de Abril e Equipa Olímpica

 A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. (INCM, S. A.), foi autorizada a cunhar, no ano de 2024, duas emissões comemorativas de moeda corrente de €2 dedicadas ao «50 anos do 25 de Abril» e à «Equipa Olímpica Portugal».

A moeda designada «50 anos do 25 de Abril», tem "no centro um cravo rodeado por 50 linhas não concêntricas que representam as diferentes ideias e projetos que nasceram nesse dia, uma por cada ano desde esse dia, circundados à direita pela legenda que refere a primeira frase do poema «25 de Abril_O nome das coisas», de Sophia de Mello Breyner Andresen, que presta uma homenagem singular a esse dia histórico, «Esta é a madrugada que eu esperava» «in 'O Nome das Coisas', Sophia de Mello Breyner Andresen», seguida pelo escudo de armas nacional, as legendas «Portugal», «25.04.1974_2024», a indicação do autor e a legenda «Casa da Moeda». Na coroa da moeda encontram-se equidistantemente distribuídas as 12 estrelas da União Europeia."


Na moeda designada «Equipa Olímpica Portugal», "encontra-se um conjunto de elementos dispostos em forma de coração representando um abraço coletivo; em torno do coração figuram 15 círculos em alusão simbólica aos anéis olímpicos e aos continentes que estes representam, a ponta do coração é rematada com o escudo de Portugal. No centro do abraço está representado o símbolo do Comité Olímpico de Portugal, transmitindo a ideia de que o coração dos portugueses vai bater coletivamente pela equipa olímpica de Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A contornar o núcleo da moeda encontram-se, em baixo a legenda «Equipa Olímpica Portugal» e o ano «2024», à esquerda «Casa da Moeda», e à direita a indicação da autora. Na coroa da moeda encontram-se equidistantemente distribuídas as 12 estrelas da União Europeia. A versão de acabamento especial do tipo «Prova numismática» (proof) tem apontamentos de cor."

 



As receitas da emissão destas moedas serão afetas à Associação 25 de Abril e ao ao Comité Olímpico de Portugal respetivamente.


Fonte: DRE