quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

2 novas moedas: 25 de Abril e Equipa Olímpica

 A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. (INCM, S. A.), foi autorizada a cunhar, no ano de 2024, duas emissões comemorativas de moeda corrente de €2 dedicadas ao «50 anos do 25 de Abril» e à «Equipa Olímpica Portugal».

A moeda designada «50 anos do 25 de Abril», tem "no centro um cravo rodeado por 50 linhas não concêntricas que representam as diferentes ideias e projetos que nasceram nesse dia, uma por cada ano desde esse dia, circundados à direita pela legenda que refere a primeira frase do poema «25 de Abril_O nome das coisas», de Sophia de Mello Breyner Andresen, que presta uma homenagem singular a esse dia histórico, «Esta é a madrugada que eu esperava» «in 'O Nome das Coisas', Sophia de Mello Breyner Andresen», seguida pelo escudo de armas nacional, as legendas «Portugal», «25.04.1974_2024», a indicação do autor e a legenda «Casa da Moeda». Na coroa da moeda encontram-se equidistantemente distribuídas as 12 estrelas da União Europeia."


Na moeda designada «Equipa Olímpica Portugal», "encontra-se um conjunto de elementos dispostos em forma de coração representando um abraço coletivo; em torno do coração figuram 15 círculos em alusão simbólica aos anéis olímpicos e aos continentes que estes representam, a ponta do coração é rematada com o escudo de Portugal. No centro do abraço está representado o símbolo do Comité Olímpico de Portugal, transmitindo a ideia de que o coração dos portugueses vai bater coletivamente pela equipa olímpica de Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A contornar o núcleo da moeda encontram-se, em baixo a legenda «Equipa Olímpica Portugal» e o ano «2024», à esquerda «Casa da Moeda», e à direita a indicação da autora. Na coroa da moeda encontram-se equidistantemente distribuídas as 12 estrelas da União Europeia. A versão de acabamento especial do tipo «Prova numismática» (proof) tem apontamentos de cor."

 



As receitas da emissão destas moedas serão afetas à Associação 25 de Abril e ao ao Comité Olímpico de Portugal respetivamente.


Fonte: DRE

Sem comentários:

Enviar um comentário