domingo, 10 de outubro de 2010

A SFAAC na Portugal 2010


Uma delegação da SFAAC esteve presente em Lisboa na «Portugal 2010», Exposição Mundial de Filatelia, o maior acontecimento filatélico jamais organizado em Portugal, visando a comemoração do Centenário da República.
Com organização dos CTT Correios de Portugal e da FPF - Federação Portuguesa de Filatelia, decorreu de 1 a 10 de Outubro na FIL, Parque das Nações, e contou com a inauguração do Sr. Presidente da República.
O evento contou com o apoio da FIP - Federação Internacional de Filatelia e da FEPA - Federação Europeia de Filatelia entre outras entidades.
Durante a Portugal 2010 foram organizados o Congresso da Federação Internacional de Filatelia (onde foi eleito o Presidente da FIP) e o Congresso da Associação Mundial de Jornalistas Filatélicos.
Estiveram em Competição 1500 quadros que mostraram cerca de 48.000 folhas, correspondendo a perto de 1 Milhão de espécimens filatélicos (selos e outros objectos filatélicos) em Exposição.
A organização recebeu mais de 1000 propostas de coleccionadores com intenção de expor, dos quais os Jurados Federativos, pelo limite de espaço, escolheram apenas as 600 melhores colecções para competir.
Na competição temos a destacar a medalha de Vermeil Grande do nosso sócio Alexandre Santos com a colecção "Classic Portugal – Borja Freire" na classe de Filatelia Tradicional.
O pavilhão 1 da FIL contou, além das colecções em si, com 60 stands com 24 operadores postais de países desde Espanha ao Bangladesh, passando por Israel, Brasil ou Cabo Verde e 19 comerciantes nacionais e internacionais.
O evento contou nos seus 10 dias de um carimbo comemorativo por dia, homenageando, por exemplo as entidades organizadoras ou apoiantes (CTT, FPF, FEPA, UPU) ou outros como o Dia de Portugal, dia da cidade de Lisboa, dia do Regime Republicano, dia da Juventude ou o dia da Língua Portuguesa.
Foram emitidos durante os dias do evento novas emissões de selos, como a série «História das Liberdades» retratando a história da república no mundo, ou «100 Anos da República - Ceres» com uma reprodução de um dos mais famosos selos portugueses: o Ceres com impressão em talhe-doce. Estas emissões culminaram com outras lançadas nos últimos meses ou anos sobre a temática da República: «Assembleia da República», «Bustos da República», «Mulheres da República», «Ideário Republicano»


1 comentário: