sexta-feira, 21 de março de 2025

Melhores selo, bloco, carimbo comemorativo e inteiro postal de 2024

 A Secção Filatélica da AAC colocou a votação, por ocasião das comemorações do seu 60º aniversário, a eleição do selo, bloco, inteiro postal e carimbo comemorativo mais bonitos do ano de 2024, pelos seus sócios e posteriormente de forma online para os filatelistas em geral.

Após o apuramento e contagem dos votos, foi eleito para melhor selo de 2024, com 22% dos votos, o selo de taxa I (internacional) da emissão filatélica "Vista Alegre - 200 anos" retratando um Candeeiro Nervi  Earth to Humanity de Ross Lovegrove, em Porcelana Biscuit.

 

Quanto aos blocos emitidos em 2024, foi eleito, com 31,7% de votos, o belo bloco da emissão "Camões - 500 anos" com valor facial de €3,50. Retrata a capa do livro mais importante e carismático da literatura portuguesa: Os Lusíadas, com texto do I Canto, de uma obra da Biblioteca Nacional. À volta, uma bela obra de Alfredo Roque Gameiro: "A partida de Vasco da Gama para Índia em 1497".


Nos carimbos comemorativos, foi eleito o carimbo dedicado à  Mostra Filatélica: Homenagem à Linha do Vale do Vouga - Núcleo de Colecionismo Filatélico “João Ramalho” em 05/08/2024 em Vouzela, com uma locomotiva da Linha do Vale do Vouga. A Locomotiva E103, cedida ao abrigo de um protocolo entre a Fundação Museu Nacional Ferroviário e o Município de Vouzela, está exposta em espaço público na localidade de Real das Donas, no referido concelho.


 
E finalmente, para melhor inteiro postal de 2024, foi eleito o postal dedicado ao Dia da Mãe. O postal teve design de Carla Caraça Ramos, do serviço de Filatelia dos CTT.

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário