Os CTT adquiriram 150 bicicletas elétricas para distribuição de correio, em zonas rurais e urbanas, com o objetivo de reduzir do tempo de distribuição, no caso dos carteiros que andam a pé, e como uma mais-valia a nível ambiental, permitindo reduzir a pegada ecológica, quando são usadas para substituir motociclos.
Estima-se que, no conjunto, estas 150 bicicletas percorram diariamente cerca de 1.400 km, quase uma volta a Portugal em bicicleta por dia, o que permite à empresa reduzir a produção de 50 toneladas de CO2 por ano.
Em comparação com a distribuição de correio com o uso de motociclos, este novo projeto permite reduzir a emissão de gases para um décimo, abolir quase totalmente o ruído e contribui ainda para descongestionar o espaço viário.
No total, os Correios adquiriram 150 bicicletas existentes (122 serão em breve operacionalizadas, sendo as restantes para reserva) que foram desenhadas especialmente para os carteiros, através da introdução de acessórios específicos. A empresa Órbita, com sede em Águeda, foi a escolhida para o desenvolvimento da solução.
Neste momento, a frota dos CTT é composta por 224 veículos ecológicos, entre viaturas elétricas ligeiras de distribuição, scooters elétricas, bicicletas normais, bicicletas elétricas e viaturas híbridas.
A região de Coimbra receberá pelo menos um exemplar da bicicleta e funcionará na área de ação do CDP 3020. Vários outros Centros de Distribuição Postais da região receberão também este equipamento, como por exemplo Cantanhede (CDP 3060), Figueira da Foz (CDP 3080), Pombal (CDP 3100), Condeixa-a-Nova (CAD 3150), Lousã (CAD 3200) ou Tábua (CAD 3420).
Relembramos que os CTT lançaram uma emissão a 9 de maio, da série EUROPA 2013 - Veículos postais, onde foi dado destaque aos veículos elétricos, com o veículo Groupil G3, para distribuição urbana de correio (selo e bloco de Portugal).
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