terça-feira, 9 de abril de 2013

Próximas atividades do Centro de Estudos Cinematográficos da AAC

Eis alguns dos eventos a levar a cabo pelo Festival Caminhos do Cinema Português e Centro de Estudos Cinematográficos da AAC

Ciclo de Cinema ‘Temores’

Esta quinta-feira, dia 11 de Abril, vamos conhecer o terror espanhol, com o filme [REC].

Com apresentação de mais dois seleccionados do Casting Caminhos.

[REC] é um filme realizado por Jaume Balagueró e Paco Plaza. Uma repórter de televisão e seu colega seguem um grupo de bombeiros da cidade de, enquanto fazem um programa nocturno para um canal local. Acompanham os bombeiros, que são encaminhados a um edifício para salvar uma idosa que está supostamente presa no seu apartamento, a gritar e a assustar os vizinhos. Ao entrarem no edifício, deparam-se com uma infecção raivosa, ficando isolados dentro do prédio para que a doença não se dissemine. A equipa de reportagem decide então filmar tudo o que acontece no local, enquanto tentam salvar suas vidas.

Sessão realizada no Mini-Auditório Salgado Zenha, no edifício da Associação Académica de Coimbra com entrada livre.




Cinemalogia 2 – Da Ideia ao Filme

Agora que já foi rodado o filme "Esperança", uma adaptação de um conto de Sophia de Mello Breyner, iniciou-se a parte de Pós-Produção do curso Cinemalogia 2 – Da Ideia ao Filme.

Nos próximos dias 13 e 14 de Abril, Tiago Antunes vai continuar a dar noções de Edição de Imagem e Som. Este módulo serve de complemento ao módulo de montagem. Aqui ir-se-á colocar em prática a teoria aprendida, com a montagem dos projectos pelos formandos. Embora os projectos sejam de curta duração, os alunos aprenderão como funciona na prática, a pós-produção de um projecto, independentemente do seu tamanho.

Tiago Antunes, de 32 anos, formou-se em montagem e argumento pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalha como montador em ficção; documentários; e noutros formatos como reportagens, conferências ou espectáculos. Em 2011, ganhou o prémio de melhor montagem pelo filme "O Barão" de Edgar Pêra na XVIII edição do festival Caminhos do Cinema Português. Interessado em todas as vertentes técnicas da pós-produção de imagem, e com um mestrado em efeitos digitais pela Bournemouth University, trabalhou também no departamento de efeitos visuais de alguns filmes como o "Crónicas de Narnia: Príncipe Caspian".


Brevemente 3 – Concurso de Design e Multimédia

O prazo para candidaturas de trabalhos terminará no próximo dia 10 de Abril, pelas 18horas. 

Este ano concurso Brevemente tem como pano de fundo o tema da XV edição da Semana Cultural da Universidade de Coimbra: “Ser de Água”. O trabalho que melhor reflectir este tema será distinguido com o “Prémio Semana Cultural da Universidade de Coimbra”.

Sem comentários:

Enviar um comentário