domingo, 8 de maio de 2016

Lançamento do livro «O Mundo dos Minerais através dos Selos»

O livro «O Mundo dos Minerais através dos Selos» de autoria de Frederico Sodré Borges e editado pela U.Porto Edições, será lançado no próximo dia 10 de maio, pelas 18:00, na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto.


A apresentação da obra será feita por José Luís Santos, Vice-Diretor e Professor
Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A obra
Naquela tarde de Julho de 1974, o mineralogista, em domingo de folga, lia o Sunday Times. De súbito, deparou-se com o anúncio cativante de uma emissão de catorze selos da República do Botswana, os quais representavam amostras minerais. O filatelista adormecido despertou e apressou-se a fazer a correspondente encomenda aos serviços filatélicos daquele país. Buscas subsequentes levaram-no a obter um número crescente de selos que ilustravam as mais variadas feições do mundo dos minerais: as suas estruturas e formas cristalográficas, o seu uso, a sua génese, a sua procura e a sua exploração. Assim foram sendo agrupados por temas, levando, naturalmente, à ideia de escrever um texto muito simples, de uma mineralogia básica ilustrada por selos. É esse texto, escrito nos anos 70 de 1900, que, agora, se apresenta. Esta obra destina-se ao público em geral.



O autor
Frederico Sodré Borges, licenciado em Ciências Geológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), M.Sc.em Geologia Estrutural pelo Imperial College of Science and
Technology, onde obteve o Ph.D.em Geologia pela Universidade de Londres. Foi professor catedrático na FCUP, tendo-se aposentado em finais de 2003. Criou, com a colaboração do Arqt. Fernando Lanhas, o museu de mineralogia da FCUP, recentemente desmantelado, tendo, em 1994, publicado o correspondente Catálogo Descritivo. Colaborou na fundação do Museu de História Natural da FCUP, em que se integraram todos os núcleos museológicas de geologia, zoologia e de arqueologia daquela faculdade, do qual foi o primeiro dirigente, a partir de 1996, permanecendo no cargo até à sua aposentação. Desde sempre, filatelista amador, como parte do seu espírito de ajuntador de pequenas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário