domingo, 14 de abril de 2019

50 anos da Crise Académica em carimbo comemorativo

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra e a Direção Geral da AAC organizam no próximo dia 17, quarta-feira, um posto de correio com carimbo comemorativo dos 50 anos da Crise Académica.


Foi no dia 17 de abril de 1969, por ocasião da inauguração do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra que Alberto Martins, presidente da AAC pediu a palavra em nome dos estudantes perante a presença do Presidente da República, Américo Tomás e dos ministros da Educação e das Obras Públicas. Este evento desencadeou o início da crise, com a prisão de vários estudantes e professores, luto académico e invasão de Coimbra pelas forças de segurança. Foi a maior perturbação política durante o Estado Novo, antes do 25 de abril de 1974.
Na próxima quarta-feira os protagonistas desse acontecimento farão circular correspondência postal com um carimbo comemorativo da efeméride, ao final da manhã no Edifício da AAC, na Rua Padre António Vieira. Da parte da tarde, o carimbo estará disponível na loja CTT da Av. Fernão Magalhães.
Este evento conta com o apoio dos CTT – Correios de Portugal e da Federação Portuguesa de Filatelia.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. A cerimónia será às 12:45, mas o carimbo deve estar disponível a partir das 11:00 nas salas da Secção. De tarde estará na loja CTT Fernão Magalhães

      Eliminar