quarta-feira, 17 de abril de 2019

Projeto de colaboração para transcrição de Cartas da Natureza

A Universidade de Coimbra convida os cidadãos a participar na transcrição de documentos das coleções e arquivos de história natural do seu Jardim Botânico, num projeto intitulado "Cartas da Natureza"


Pela primeira vez, um projeto português está disponível na Zooniverse, uma plataforma internacional de ciência de cidadania. Segundo a UC, o projeto “Cartas da Natureza” (em inglês, Plant Letters) tem como principal objetivo localizar espécies de plantas, os seus locais de origem e os cientistas que as estudaram, a partir da correspondência recebida no Jardim Botânico, entre 1870 e 1928.


Atualmente, o Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra (à guarda do Departamento de Ciências da Vida) contém mais de 5000 cartas dirigidas aos diretores, naturalistas, jardineiros e outros colaboradores do Jardim Botânico. Muita da informação e dados biológicos contidos nestes documentos históricos dizem respeito não só à biodiversidade do território nacional, mas também a muitos outros países com relações históricas com Portugal, principalmente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Por isso, outro objetivo fundamental desta iniciativa é que a divulgação de informação seja útil nos esforços atuais desses países na definição de estratégias de conservação.


O convite fica lançado para a transcrição de cartas, manuscritas ou dactilografadas, de mais de 1100 correspondentes de todo o mundo. Quem quiser participar nesta leitura partilhada de documentos históricos, pode ajudar neste projeto. A maioria das cartas estão em português, mas estão disponíveis cartas noutras cinco línguas (espanhol, francês, italiano, alemão e inglês).

Existem várias peças filatélicas (inteiros postais) para transcrever!

Sem comentários:

Enviar um comentário