sábado, 12 de outubro de 2019

A Cor dos Selos, de João Machado no Museu das Comunicações

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) apresenta a exposição "A Cor dos Selos", com selos desenhados pelo designer coimbrão João Machado, patente na Galeria Central da FPC até 16 de novembro de 2019.


A sua primeira experiência a nível filatélico iniciou-se em 1987 com a emissão dedicada ao Centenário do Disco.
Depois desse bloco filatélico, executou mais de 50 emissões de selos e 6 emissões de etiquetas autoadesivas para máquinas automáticas de venda de selos (ATM).
Ao longo da sua colaboração com os serviços de filatelia dos CTT foi premiado 4 vezes com o “óscar” da filatelia mundial, o Prémio Asiago (Itália), tornando-o no artista desenhador de selos mais premiado da história da filatelia em Portugal e um dos mais premiados em todo o mundo.


João Machado nasceu em Coimbra e é formado em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, mas é no Design Gráfico que se destaca.

Segundo a sua biografia, "participa desde 1983 em inúmeras exposições coletivas e individuais que lhe trouxeram vários prémios nacionais e internacionais, destacando-se o Prémio de Excelência Icograda em 1999 bem como a sua nomeação de Graphis Design Master.
Autor de uma obra vastíssima, a sua paixão pelo cartaz é notória, sua peça de eleição. Revela-se e igualmente no design editorial, nas áreas da ilustração e da filatelia. sempre marcados por uma identidade que tem vindo a ser persistentemente construída."

Sem comentários:

Enviar um comentário