sábado, 6 de novembro de 2010

Gala António Luís Gomes é hoje

A Gala António Luís Gomes foi criada para premiar o trabalho desenvolvido pelas Secções Culturais da Associação Académica de Coimbra (AAC) ao longo de um árduo ano de trabalho. Trata-se de prestar essa homenagem interna, com as portas abertas ao exterior, às entidades que, sendo constituídas principalmente por estudantes, procuram dinamizar a oferta cultural da AAC para si mesma, para a cidade, o distrito e o país.

Assim, são atribuídos prémios àqueles que, pelas mais variadas razões, se destacaram no ano terminante, marcando um fim de um ciclo, e lançando um novo desafio para o período que se segue.

A AAC, sendo uma das mais antigas e maiores associações Culturais, Desportivas e de Intervenção Social do Mundo, e, por isso, sendo-lhe reconhecidas as suas capacidades de influência positiva, não pode deixar de se lhe conferir as inerentes responsabilidades. Desta forma, deparamo-nos com uma Académica de Coimbra preocupada em, desinteressadamente, levar toda a produção cultural (e desportiva) a toda a cidade e a todo o distrito.
É nesta linha de pensamento que se organiza então este evento, para o qual se espera captar o apoio e o interesse de todas as organizações, governamentais e não governamentais da região.

António Luís Gomes, formado em Direito em Coimbra em 1890 (ano do ultimato inglês), foi o primeiro Presidente da Associação Académica de Coimbra, e (facto curioso em ano de Centenário da República) ficou conhecido por ser um Republicano convicto, chegando a integrar o primeiro Governo Provisório como Ministro do Fomento. Chegou ainda a ser nomeado, a 29 de Novembro de 1921, Reitor da Universidade de Coimbra. Parece-nos que tal personagem espelha o que foi, e (esperemos!) sempre será a história da Associação Académica. Cabe-nos assim a tarefa de honrar o compromisso que ele iniciou a 3 de Novembro de 1887, e que já conta com 123 anos.

A Secção Filatélica está nomeada para várias categorias. A Secção Filatélica editará aqui o seu primeiro selo personalizado que teve muita procura por parte dos filatelistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário